São Paulo, sábado, 30 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País vira polo de plantação de maconha

EM PORTO PRÍNCIPE

Além de entreposto de cocaína, o Haiti se tornou também local de produção de maconha. Em agosto e dezembro de 2009, foram realizadas as primeiras duas grandes destruições de plantações da droga desde o início do trabalho da Minustah, em 2004.
As ações foram fruto do trabalho da equipe coordenada pelo policial militar amazonense Algenor Teixeira Filho, do setor de combate ao crime organizado da Unpol. Segundo sua investigação, os pés de maconha haitianos produzem quase o dobro daqueles plantados no Brasil.
Ao todo foram destruídos 14 hectares de plantação, capazes de produzir 60 toneladas de maconha por ano. Segundo as investigações da Unpol, trabalhadores rurais beneficiados por um programa de irrigação do governo do Haiti na vila de Marchand Dessaline, no centro to país, eram obrigados por criminosos a deixar de cultivar alimentos para plantar maconha.
Assim como a perseguição aos traficantes de cocaína, o trabalho de combate à plantação de maconha está momentaneamente paralisado por causa do terremoto.


Texto Anterior: Nações Unidas: Chegam a 84 os mortos e 15 os desaparecidos da organização
Próximo Texto: "Violência local não voltou a nível pré-Minustah"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.