UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraque nega ter recebido ajuda da Síria e do Irã

DA REDAÇÃO

O vice-presidente do Iraque, Taha Iassin Ramadan, negou que seu país tenha recebido ajuda da Síria e do Irã, conforme disse anteontem o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld.
"É uma mentira do inimigo para justificar a falta de progresso [na ação militar"", disse Ramadan, ontem em Bagdá.
Na sexta-feira, Rumsfeld advertiu a Síria e o Irã de que não deveriam fornecer ajuda ao Iraque, pois isso seria visto pelos EUA como uma atitude hostil.
No caso sírio, Rumsfeld disse que o país estaria enviando suprimentos militares ao Iraque. No caso iraniano, afirmou que o país estaria permitindo que oposicionistas iraquianos baseados no país interferissem no conflito.
Ontem, o governo do Irã reiterou que sua postura diante da guerra no Iraque é de "neutralidade ativa", no sentido de que as fronteiras iranianas permanecerão "fechadas a qualquer tipo de operação militar".
"Os comentários não têm base. Teerã (capital) não permitirá qualquer atividade em sua fronteira a favor ou contra qualquer das partes beligerantes", disse o porta-voz do governo, Abdollah Ramazanzadeh.
A Síria já havia negado qualquer ajuda militar ao Iraque.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Bush vê cerco a Bagdá mais próximo
Próximo Texto: O senhor da guerra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.