São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chávez ameaça sair da OEA se sofrer censura

DO ENVIADO A BARQUISIMETO

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse ontem que deixará a OEA (Organização dos Estados Americanos) caso seu governo seja condenado pelo fechamento da rede de TV opositora RCTV.
"Se a OEA, depois de tudo o que ocorreu aqui, chega a condenar a Venezuela, a Venezuela se retirará da OEA. Cuba se retirou e não morreu", disse Chávez, durante a cúpula da Alba, em Barquisimeto.
As declarações de Chávez são uma reação à denúncia feita na quarta-feira pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos por supostas violações "à liberdade de expressão", em razão da não-renovação da concessão do canal venezuelano RCTV, que deve sair do ar no próximo 28 de maio.
A denúncia foi incorporada a um caso aberto há cinco anos sobre supostas agressões contra trabalhadores da RCTV cometidas por funcionários do governo e que será decidido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em San José, na Costa Rica.
Durante a cúpula da Alba, Chávez pediu a inclusão no documento de uma moção de apoio à decisão de não renovar a concessão. Os demais países do bloco concordaram. (FM)


Texto Anterior: Bolívia deixa órgão do Banco Mundial
Próximo Texto: Religião: Bispo mexicano pede que médicos recusem abortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.