São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Novo órgão é Estado-Maior do dirigente

DA REDAÇÃO

Comandada por Raúl Castro e composta por mais 6 dos 24 membros do Birô Político do Partido Comunista, a neonata Comissão do Birô Político pode ser considerada um Estado-Maior de Raúl. Ela constitui uma cúpula executiva do governo dentro da cúpula do PC, dado que seus integrantes são os mesmos que ocupam a presidência -o próprio Raúl- e as vice-presidências do Conselho de Estado cubano -embora não na prática, formalmente o partido e o governo são separados em Cuba.
Fidel Castro, que é primeiro-secretário do partido e membro do Birô Político, não está entre os sete homens da comissão executiva. O ditador afastado recusou-se a ser reeleito, em fevereiro último, presidente do Conselho de Estado, cargo que passou então a ser ocupado por seu irmão.
Entre os 7 integrantes do novo órgão, há 5 lideranças históricas, da época da Revolução Cubana, de 1959. São eles José Machado Ventura, 77, vice-presidente do Partido Comunista; Juan Almeida, 80, um dos comandantes da revolução; Abelardo Colomé, 80, general e ministro do Interior; Julio Casas, 72, ministro das Forças Armadas; além do próprio Raúl Castro, que ostenta a patente de general.
A geração de líderes pós-revolução também foi contemplada com dois lugares no novo núcleo duro do poder cubano: estão lá Carlos Lage, 56, vice-presidente do Conselho de Estado; e Esteban Lazo, 63, um dos ideólogos do partido.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Greve em estatal de cobre ofusca melhora na aprovação de Bachelet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.