São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE está perto de acordo sobre Guantánamo

DO "MONDE"

Os países da União Europeia (UE) estão perto de chegar a um acordo relativo à recepção de ex-prisioneiros de Guantánamo. Os ministros do Interior da UE vão formalizar o primeiro texto do acordo na quinta, em Luxemburgo.
A Áustria quer que os Estados que vão acolher ex-detentos limitem os deslocamentos deles. Esse ponto tropeça em obstáculos jurídicos, que podem ser contornados por uma negociação com os advogados das pessoas em questão. É provável que os países que vão receber os ex-detentos os vigiem discretamente.
A outra parte da discussão, ainda em andamento, diz respeito à relação com os EUA. Bruxelas indicou ao governo Obama que apenas os prisioneiros totalmente inocentados pela Justiça americana serão admitidos no território da UE. Os europeus pedem que também os EUA aceitem ex-prisioneiros em seu território.
Um terceiro obstáculo parece superado. Washington vai aceitar indenizar os países europeus que receberem presos, financiando custos de viagem, instalação e saúde.


Texto Anterior: Indicação de juíza assusta conservadores
Próximo Texto: Coreia do Norte lança novo míssil e ameaça "autodefesa"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.