São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTUGAL

Mário Soares, 80, vai tentar a Presidência

DA REDAÇÃO

O ex-presidente de Portugal Mario Soares (1986-96) decidiu, aos 80 anos, que voltará à política, como o candidato socialista nas eleições presidenciais de janeiro de 2006, segundo a France Presse.
A decisão foi a informada à agência de notícias por um assessor do ex-presidente. O lançamento oficial da candidatura será amanhã, num hotel de Lisboa.
Soares estava relutante em aceitar se candidatar, mas tem sido pressionado por outros líderes de seu partido, como o primeiro-ministro José Socrates. O atual presidente Jorge Sampaio, também socialista, não pode ser candidato em 2006 porque já se reelegeu.
Em dezembro, Soares havia dito que não voltaria à política. "Seria uma grande perda de tempo. Já perdi muito com a política." Mais tarde, pediu um prazo para pensar. Após deixar a Presidência, o socialista, um dos líderes da transição democrática em Portugal nos anos 70, representou o país no Parlamento europeu até 2004.
Soares terá como principal adversário o ex-premiê de centro-direita Aníbal Cavaco Silva (1985-95), que aparece em primeiro nas pesquisas de intenção e voto.


Com agências internacionais

Texto Anterior: O dedo da Papa: Walesa diz que João Paulo 2º inspirou criação de sindicato
Próximo Texto: Panorâmica - França: Incêndio em prédio de imigrantes mata 2
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.