São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Gaza é foco de série de operações violentas

Foguete do Hamas mata 2 crianças judias; Israel mata 12 palestinos

DA ASSOCIATED PRESS

Um foguete palestino do tipo Qassam foi ontem lançado sobre a cidade de Sderot, no sul de Israel, matando duas crianças que brincavam ao ar livre. O premiê israelense, Ariel Sharon, telefonou ao prefeito da cidade, Eli Moyal, e disse que suas forças responderiam ao ataque e neutralizariam as baterias palestinas.
A ameaça foi cumprida por meio de míssil lançado de um helicóptero sobre um campo de refugiados, que matou Musab Baradui, 24, membro do grupo terrorista Jihad Islâmico.
O artefato palestino que atingiu duas crianças foi lançado em resposta a uma operação que o Exército israelense lançou anteontem à noite para neutralizar bases terroristas em Gaza.
Na operação, os israelenses mataram quatro palestinos e feriram 46, segundo informações de um hospital local.
Ainda ontem, em outros pontos da Cisjordânia e de Gaza, disparos israelenses mataram sete palestinos, um deles de 14 anos.
O ataque à cidadezinha de Sderot aconteceu no início dos festejos da colheita, um dos pontos tradicionais do calendário local. A cidade é habitada por judeus emigrados da Rússia e da Etiópia.
O foguete foi o 30º a atingir Israel no último mês e o 14º que caiu sobre Sderot, segundo informantes militares israelenses.
Em site da internet, o grupo terrorista Hamas assumiu a responsabilidade pelo atentado.
Ontem à noite, 110 veículos israelenses, entre blindados e tratores, percorreram o norte de Gaza, à procura de plataformas de lançamento de foguetes.
Houve troca de tiros, com palestinos utilizando metralhadoras e os israelenses com armas leves e projéteis de tanques.
Os israelenses anunciaram ter bloqueado Gaza para impedir a entrada de explosivos.


Texto Anterior: Guerra ao terror: Iêmen condena dois da Al Qaeda à morte por ataque a navio dos EUA
Próximo Texto: Missão no Haiti: China envia polícia antimotim ao Haiti
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.