São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Popularidade de presidente cai nove pontos

DO ENVIADO A SUCRE

Embora mantenha a alta taxa de aprovação, o presidente boliviano, Evo Morales, vem perdendo popularidade, aponta pesquisa divulgada ontem pelo jornal "La Razón", de La Paz, feita pelo instituto Apoyo.
De acordo com o levantamento nas três principais cidades do país -La Paz, Santa Cruz e Cochabamba-, Morales tem 52% de apoio, nove pontos percentuais a menos do que há um mês. É o índice mais baixo desde o início do seu governo, há oito meses, e quase repete sua votação em dezembro, 54%. O pico da popularidade de Morales foi em maio, mês do decreto da nacionalização do gás: 81%.
A pesquisa também mostra a cada vez maior divisão política do país entre o altiplano, que inclui La Paz e Cochabamba, e as terras baixas, onde está Santa Cruz.
Na capital boliviana, Morales obteve 64%. Na vizinha e empobrecida El Alto, esse índice sobe para 78% -praticamente todos os moradores dessa cidade são aimarás, a mesma etnia do presidente.
Já em Cochabamba, na região central, a aprovação ficou em 47%. O índice é bem mais baixo em Santa Cruz: apenas 27%. (FM)


Texto Anterior: Dois morrem em confronto na base de Morales
Próximo Texto: Raúl Castro nega democratização em Cuba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.