São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSUNAMI NO PACÍFICO

Ondas gigantes nas ilhas Samoa matam ao menos 28

DA REDAÇÃO

Um forte terremoto de magnitude 8,3 na escala Richter atingiu ontem o sul do Pacífico, entre as ilhas de Samoa e de Samoa Americana, causando ondas gigantes que arrasaram ao menos um vilarejo. Estimadas 14 pessoas morreram no território americano, e outras 50 pessoas ficaram feridas, informaram autoridades locais.
Segundo a Cruz Vermelha, outras 14 pessoas morreram na Samoa, informaram o jornal australiano "The Age" e emissoras de rádio locais.
O governo de Samoa confirmou que há vítimas, mas ainda não divulgou o número exato de mortos, de feridos e de casas destruídas. Os esforços de resgate e para contabilizar as vítimas seguiam prejudicados ontem devido a problemas nas comunicações após o terremoto.
"Eu posso confirmar que houve danos, que há mortos e feridos. Eu não posso dizer mais nada no momento", disse um porta-voz da polícia de Samoa.
Depois do terremoto, que, segundo testemunhas, durou cerca de três minutos, houve um segundo tremor, de cerca de magnitude 5,6.
Ondas de um metro e meio se formaram, levando pânico a moradores da região. Relatos não confirmados oficialmente afirmam que ondas chegaram a quatro metros.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico chegou a emitir um alerta geral para o risco de ondas gigantes, que poderiam ser "destruidoras" para os vilarejos da costa. O alerta foi cancelado pouco depois das ondas.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Amorim diz que negou avião para levar Zelaya a Honduras
Próximo Texto: Irã se nega a negociar sobre usinas nucleares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.