São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Emissários do FMI são barrados em ato na Grécia

Protesto faz reunião com ministro mudar de lugar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um protesto de funcionários públicos em Atenas, capital da Grécia, impediu o ministro das Finanças do país, Evangelos Venizelos, de se reunir com representantes do Fundo Monetário Internacional, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu no prédio do seu ministério.
O encontro -cujo objetivo era discutir a ajuda de 8 bilhões para que a Grécia consiga pagar pensões e salários de servidores em outubro- teve de ser realizado em outro prédio do governo, enquanto os manifestantes gritavam "peguem seu plano de resgate e vão embora".
Os emissários de FMI, Comissão Europeia e BCE, a chamada "troika", voltaram a Atenas pela primeira vez desde que as negociações para o socorro à Grécia foram interrompidas, há três semanas.
Nesse ínterim, o Parlamento grego aprovou medidas impopulares como condição para receber o resgate de 8 bilhões. A mais recente delas foi o imposto imobiliário que será coletado por meio das contas de luz, com o qual o governo espera arrecadar 2,4 bilhões -o equivalente a 1,1% do seu PIB- até 2014.
Em comunicado divulgado após a reunião com a "troika", o Ministério das Finanças afirmou que o clima do encontro foi "positivo e criativo, depois das medidas difíceis que decidimos adotar".
Durante a reunião, os manifestantes bloquearam também as entradas dos ministérios do Interior, da Justiça, da Saúde e da Agricultura. A maioria das ocupações foi encerrada no final do dia, mas as centrais sindicais já convocaram novos protestos.
O governo adiou a decisão sobre a dispensa de 30 mil servidores, medida anunciada na semana passada. Hoje, o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, reúne-se em Paris com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, para discutir sua dívida.


Texto Anterior: Análise: Gregos correrão risco de queda livre sem rede de proteção da União Europeia
Próximo Texto: EUA revisam PIB e acalmam mercados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.