São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião britânico cai perto de Bagdá e mata ao menos dez militares

DA REDAÇÃO

Um avião de transporte britânico C-130 Hércules caiu ontem ao norte de Bagdá, espalhando destroços por uma grande área, segundo autoridades. Pelo menos dez militares morreram, informou a Associação de Imprensa Britânica (AIB).
O acidente ocorreu ao redor das 5h25 no horário iraquiano, a cerca de 32 km do centro da capital do país, disse um porta-voz do Ministério da Defesa.
A AIB citou fontes militares não identificadas que afirmaram que o número de mortos "era ao redor de dez", mas era bem possível que que fosse mais de 15.
Não foi dada nenhuma declaração oficial sobre a causa do acidente ocorrido minutos após os postos de votação serem fechados nas eleições iraquianas.
O premiê britânico, Tony Blair, confirmou que houve vítimas na queda do avião, mas não disse quantas ao fazer um tributo aos mortos em discurso na TV para comentar a votação.
"Nossos pensamentos e nossas orações estão com as famílias dos que perderam as suas vidas hoje. Eles podem se sentir orgulhosos do que os seus parentes realizaram. Esse país e o mundo nunca esquecerão deles", afirmou o primeiro-ministro.
O avião voava de Bagdá para Balad, de acordo com uma autoridade militar americana. Helicópteros sobrevoavam o local da queda da aeronave.
Um porta-voz da Força Aérea Real em uma base britânica em Wiltshire, no sul do Reino Unido, -onde o avião costuma ficar baseado, além de ser a cidade na qual moram os tripulantes- disse não ter informações sobre quantas pessoas estavam a bordo.
A Força Aérea Britânica possui várias versões do Hércules C-130, que é usado principalmente para transportar tropas e passageiros. O antigo C-130 é operado por uma tripulação de cinco ou seis pessoas, podendo levar até 128 militares a bordo.

Avião Seguro
A versão mais nova do C-130 necessita de apenas três tripulantes para levar o mesmo número de passageiros.
Ao todo, a Força Aérea Britânica possui 60 aparelhos Hércules C-130. Desse total, metade é composta por aviões novos. Não é muito comum ocorrer acidente com esse tipo de avião.
Até agora, as forças militares britânicas registram 76 mortes desde a eclosão da Guerra do Iraque, em março de 2003.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleições armadas: Com "eleitor-bomba", ataques matam 35
Próximo Texto: Análise: Uma situação muito estranha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.