São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Povo rejeitou ideologia dos terroristas'

Leia a seguir o discurso do presidente dos EUA, George W. Bush, sobre as eleições iraquianas.
 
Hoje o povo do Iraque falou para o mundo, e o mundo ouviu a voz da liberdade do centro do Oriente Médio.
Em um número elevado, correndo riscos, os iraquianos mostraram um compromisso com a democracia. Ao participar de eleições livres, o povo iraquiano rejeitou firmemente a ideologia antidemocrática dos terroristas. Eles se recusaram a serem intimidados por criminosos e assassinos. E eles demonstraram um tipo de coragem que sempre é a fundação de um governo próprio.
Alguns iraquianos foram mortos quando exerciam os seus direitos de cidadão. Nós também lamentamos a morte de militares britânicos e americanos que perderam as suas vidas hoje. Seus sacrifícios foram feitos por uma causa vital para a liberdade, pela paz em uma região problemática e por um futuro mais seguro para todos nós.
O povo iraquiano tornou essa eleição um retumbante sucesso. Corajosos patriotas deram passos adiante como candidatos. Muitos cidadãos se apresentaram como voluntários para trabalhar nas eleições. Mais de 100 mil membros das forças de segurança iraquianas protegeram os postos de votação e conduziram operações contra grupos terroristas. Há uma notícia de um eleitor que perdeu uma de suas pernas em um ataque terrorista no ano passado e foi votar hoje, apesar das ameaças de violência. Ele disse: "Eu teria engatinhado até aqui se fosse necessário. Não quero que os terroristas matem outros iraquianos como tentaram me matar. Hoje eu voto em paz".
Em todo o Iraque, homens e mulheres assumiram o direito de controlar o destino do país, e eles escolheram o futuro da liberdade e da paz. Nesse processo, os iraquianos tiveram amigos ao lado deles. A União Européia e a ONU deram uma importante assistência no processo eleitoral. Os militares e os diplomatas americanos, trabalhando ao lado dos nossos parceiros na coalizão, foram habilidosos e firmes, e seus sacrifícios ajudaram a trazer os iraquianos até o dia de hoje. O povo dos EUA foi paciente e determinado, até mesmo nos dias difíceis.
O compromisso com um Iraque livre continua. A eleição histórica dá início a um processo de elaboração e ratificação de uma nova Constituição, que servirá de base de um governo iraquiano democrático. Terroristas e insurgentes continuarão com a sua guerra contra a democracia, e nós apoiaremos o povo iraquiano na sua luta contra eles. Nós continuaremos treinando as forças de segurança do Iraque para que elas possam assumir a responsabilidade pela segurança nessa emergente democracia. Há uma distância grande a percorrer em direção à democracia. Os iraquianos ainda estão provando que podem alcançar esse desafio. Em nome do povo americano, eu parabenizo o povo iraquiano por essa grande e histórica conquista.
Muito obrigado!


Texto Anterior: Eleições armadas: Mundo ouviu a voz da liberdade, diz Bush
Próximo Texto: Longe de casa: Nos EUA, eleitores mostram divisões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.