São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica a Israel sela único acordo de cúpula árabe

DA REDAÇÃO

Sem conseguir um acordo sobre o impasse político que deixou o Líbano sem presidente há cinco meses, os participantes da cúpula anual da Liga Árabe tentaram demonstrar sua união ao adotar uma declaração final que adverte Israel sobre a possibilidade de os países árabes recuarem da proposta de paz feita em 2002 e reiterada no ano passado.
A declaração final de Damasco, lida ao fim do encontro de dois dias pelo secretário-geral da Liga, Amr Mussa, diz que a oferta árabe de paz e normalização diplomática com Israel em troca da retirada dos territórios ocupados em 1967 continua válida. Mas o texto insiste que ela pode ser retirada caso o Estado judeu "não mude de atitude" -uma referência à ambigüidade do governo israelense sobre a proposta.
A advertência a Israel foi o único denominador comum do encontro.
O Iraque não assinou a declaração final por avaliar que o texto deveria "condenar o terrorismo".
Metade dos 22 líderes da Liga Árabe, incluindo os de Arábia Saudita, Egito e Jordânia, boicotou o encontro de Damasco, acusando a Síria de bloquear a eleição presidencial libanesa.
Em meio ao conturbado cenário no Oriente Médio, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, fez ontem sua segunda viagem à região em um mês, em mais uma tentativa de alavancar o diálogo entre israelenses e palestinos.
No que é considerado um avanço, o governo israelense prometeu a Rice que 50 postos de controle serão desmantelados na Cisjordânia, entre outras medidas para facilitar a circulação de pessoas e mercadorias no território palestino
Outro sinal de otimismo veio do líder do Hamas Khaled Meshaal, que vive exilado na Síria. Ele anunciou que o soldado israelense Gilad Shalit, capturado por militantes palestinos perto da faixa de Gaza em 2006, está "vivo e é bem tratado".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Clérigo suspende combates no Iraque
Próximo Texto: Eua: Jornais perdem receita em 2007
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.