UOL


São Paulo, sábado, 31 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ÁFRICA

ONU aprova envio de força de paz ao Congo após assassinatos e canibalismo
O Conselho de Segurança da ONU autorizou ontem o envio à República Democrática do Congo (ex-Zaire) de uma força multinacional de manutenção de paz, liderada pela França, para prevenir massacres numa área remota acossada por lutas tribais e casos de canibalismo.
Grupos de defesa dos direitos humanos pediam havia meses o envio de uma força de paz à região de Ituri, onde dezenas de milhares de pessoas foram mortas nos últimos anos, 400 delas nas últimas três semanas.
Eles alertavam para a possibilidade de um genocídio na escala de Ruanda, onde 800 mil pessoas foram mortas em 1994. Investigadores da ONU disseram ter comprovado relatos de canibalismo, saques, estupros, execuções sumárias e sequestros na remota e selvática região habitada por pigmeus perto da fronteira com Uganda.
Mais recentemente, confrontos na cidade de Bunia entre milícias ligadas às tribos Lendu e Hema deixaram mais de 400 mortos, em parte após um vácuo de poder depois da saída das tropas de Uganda da região.
Cerca de 50 mil pessoas foram mortas e outras 500 mil deixaram a região durante os cinco anos de guerra civil no Congo. A violência em Bunia é considerada uma das últimas barreiras para um plano internacional de paz para pôr fim ao conflito, que deixou um saldo estimado de 3 milhões de mortos.


Texto Anterior: Oriente Médio: Israelenses apóiam Estado palestino
Próximo Texto: Terror: Irã é condenado por ataque a marines em Beirute em 83
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.