São Paulo, Segunda-feira, 31 de Maio de 1999
Texto Anterior | Índice

ÁFRICA
1º presidente eleito em 15 anos faz mudanças em postos estratégicos
Novo presidente da Nigéria troca comando do Exército

das agências internacionais

O primeiro presidente eleito da Nigéria em 15 anos, Olusegun Obasanjo, começou a desmantelar a herança do governo militar.
Ele tomou posse como líder do mais populoso país da África no último sábado e anunciou trocas nos comandos das Forças Armadas, da polícia, da administração pública e do Banco Central.
O novo comandante do Exército é o oficial Victor Malu, um dos mais respeitados do país. Um de seus principais desafios será reestruturar o Exército para que assuma funções exclusivamente militares e evitar novos golpes de Estado.
O setor petrolífero, base da economia, deve sofrer mudanças com a indicação de Rilwanu Lukman como conselheiro. Lukman é secretário-geral da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e já foi ministro do Petróleo. O Banco Central será chefiado por Joseph Sanusi, que atuava no setor privado.
Assessores afirmaram que Obasanjo deve nomear seu gabinete ainda nesta semana, mas prevêem uma administração centralizadora. Eles disseram acreditar que os ministros irão depender das determinações do presidente para tomar decisões importantes.
"As indicações demonstram que ele está nos comando das coisas", afirma Olisa Agbakoba, advogado de direitos humanos e um oponente do governo militar.
Ele diz que é necessário pôr em prática as promessas feitas. "Precisamos ver os resultados práticos dessa democracia."
Obasanjo recebeu como herança dos anos de governo militar um país que vive sua pior crise desde sua independência do Reino Unido, em 1960.


Texto Anterior: África do Sul: Mandela reúne 80 mil em comício final
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.