São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México demite 3.200 policiais federais

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo do México anunciou ontem que o país já demitiu aproximadamente 10% dos policiais federais, ou 3.200 homens, num esforço para acabar com a corrupção que dificulta o combate aos grupos de narcotráfico.
As demissões foram atribuídas à reprovação em exames de "controle de confiança", disse o comissário da polícia Facundo Rosas. Segundo ele, 465 agentes foram alvos de denúncias.
Os cerca de 35 mil membros da Polícia Federal são obrigados a passar periodicamente por detector de mentira, a fazer testes antidrogas e a responder a questionários sobre finanças e vida pessoal.
A Polícia Federal é uma das frentes do combate ao crime organizado iniciado pelo presidente Felipe Calderón em dezembro de 2006.
Além de civis, cerca de 50 mil militares participam da luta contra o narcotráfico.
Em 2008, Calderón anunciou a intenção de substituir a Polícia Federal por outra instituição, plano que parece descartado diante de esforços para reconstruir o órgão.
O anúncio ocorreu no mesmo dia da prisão do narcotraficante Edgar Valdez Villareal, o "La Barbie", um dos criminosos mais procurados no país e que supostamente lideraria uma das duas facções que lutam pelo controle do cartel de Beltran Levya.
Nos EUA, ele foi indiciado por distribuir toneladas de cocaína entre 2004 e 2006.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Na TV, Obama recusa declarar "missão cumprida" no Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.