São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAMÍLIA BUSH

Laura é primeira-dama do modelo tradicional

DA REDAÇÃO

Nos últimos meses, a primeira-dama, Laura Bush, 57, abandonou a postura reservada, sua marca durante todo o governo do presidente George W. Bush, e foi a público para pedir votos. A iniciativa parece funcionar, pois a dócil e discreta Laura encaixa-se no modelo americano de primeira-dama e agrada a muitos eleitores.
Assim como a sogra, Barbara, ela não gosta de chamar a atenção. "O papel da mulher é dar apoio ao marido", disse certa vez a matriarca. Ao mesmo tempo, Laura recusa o que chama de "estereótipo" de tímida. Na verdade, a primeira-dama não faz feio quando discursa. Tira proveito justamente da sua inexperiência e distância da política para transmitir uma imagem mais verdadeira.
Ela não se envolve em estratégias e nunca ataca o adversário. Com esse estilo gentil, já conseguiu arrecadar mais de US$ 10 milhões para os cofres de campanha republicana.
A ex-professora, que lecionou durante dez anos, dedicou seu tempo na Casa Branca a projetos na área da educação. Esteve todo o tempo ao lado do marido, transmitindo a imagem de uma típica família americana. Casada desde 1977, conseguiu transformar Bush, antes um jovem simpático, amante exagerado da cerveja e das diversões, em um pai responsável e um metodista abstêmio.
As gêmeas Jenna e Barbara, 22, ao contrário da mãe, não foram tão bem comportadas. Jenna arrumou problemas com a polícia duas vezes, ao ser pega bebendo (em alguns Estados é proibido consumir bebida alcoólica antes dos 21 anos). Foi condenada a prestar serviços comunitários.
Na maior parte do tempo, porém, a dupla leva a vida como patricinhas. Já posaram em editorial da "Vogue" em vestidos longos e jóias caras.
Barbara se formou em ciências humanas na Universidade Yale e Jenna em literatura pela Universidade do Texas.

Texto Anterior: Doações milionárias inflam pleito mais caro da história
Próximo Texto: Família Kerry: Namoro de Teresa e Kerry começou no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.