São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITE

Atentado do Taleban deixa 5 mortos no Afeganistão

DA REDAÇÃO

Um atentado suicida contra a sede do Ministério da Cultura e Informação do Afeganistão em Cabul deixou ontem pelo menos cinco mortos e dez feridos.
O ataque foi assumido pelo Taleban, milícia aliada da rede terrorista Al Qaeda que controlou o Afeganistão até ser deposta, em 2001, por uma ofensiva internacional liderada pelos EUA.
Sete anos após a queda do Taleban, a insurgência ligada ao movimento radical controla áreas inteiras do país e desfruta do crescente apoio da população, irritada com os massacres de civis cometidas pelas forças americanas e da Otan (aliança militar ocidental), que somam 70 mil homens no país. Os EUA tentam aumentar o contingente, mas penam para convencer aliados a fazerem o mesmo.
Diante da dificuldade no plano militar, especula-se que o governo afegão pró-Ocidente e as forças estrangeiras possam iniciar algum tipo de diálogo com o Taleban, mas analistas afirmam que ataques como o de ontem dificultam essa opção.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Igreja Católica: Vaticano quer teste psicológico para candidatos a padre
Próximo Texto: Lei de minério opõe regiões no Peru e provoca protestos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.