São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

ÍNDIA

Coalizão pró-Nova Déli forma governo regional na Caxemira

DA REDAÇÃO

Partidos pró-Nova Déli formaram ontem uma coalizão para governar a Caxemira indiana. Nenhuma legenda obteve maioria no pleito, que, apesar do boicote dos separatistas, teve participação de mais de 60% dos eleitores -o voto é facultativo.
Omar Abdullah, 38, líder da CN (Conferência Nacional), assumirá a chefia do governo. A legenda -que defende maior autonomia para a região, mas não a independência- participa de coalizão com o Partido do Congresso, no governo federal.
O pleito no Estado, único majoritariamente muçulmano na Índia, foi realizado em sete fases para permitir a total ocupação das zonas eleitorais e inibir protestos. A insurgência contra o domínio de Nova Déli já deixou 60 mil mortos desde o início do levante, no final dos anos 80.
Uma das áreas mais militarizadas do mundo, a Caxemira foi estopim de 2 das 3 guerras indo-paquistanesas e continua sob disputa. É controlada atualmente pela Índia (60%), Paquistão (30%) e China (10%).

Com agências internacionais



Texto Anterior: Bangladesh: Conflito pós-eleitoral mata 2 bengaleses após vitória da LA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.