Índice geral Negocios
Negocios
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Portabilidade acontece 'manualmente'

Rubens Rapetti, 65, dono de posto de gasolina em Campo Grande (MS), havia tomado R$ 25 mil emprestados em uma linha de um banco. Dez dias depois, fez uma nova operação em uma outra instituição e quitou a primeira.

Não existe um processo de portabilidade sistêmica interbancária para esses casos.

Para levar a dívida de um banco a outro, pessoas jurídicas devem fazer o processo "manualmente", ou seja, depositando o montante.

Adilson do Nascimento Anísio, do Banco do Brasil, explica que linhas para clientes que têm dívidas em concorrentes tiveram acréscimo de R$ 900 milhões desde o dia 9 de abril, quando as taxas começaram a cair.

GARANTIA

Apesar de as taxas de juros estarem menores, o acesso ao crédito não foi facilitado, diz Paulo Alvim, do Sebrae.

Para uma micro ou pequena empresa conseguir um empréstimo, geralmente precisa oferecer uma garantia -por exemplo, um bem cujo valor seja 130% do dinheiro pleiteado, diz Alvim.

Os bancos, pelo menos os privados, devem rever seus critérios para conceder empréstimos, afirma Marcelo Malanga, diretor-executivo de pequenas e médias empresas do Santander.

"O apetite por risco para operações está mais conservador e as análises estão mais criteriosas, tanto de pessoas físicas como de jurídicas, porque a inadimplência está aumentando", explica.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.