São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009


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COMUNICAÇÃO

Conheça os principais motivadores de venda para os consumidores de baixa renda

A comunicação de ofertas ou de lançamentos da loja deve ser clara, objetiva e estar em destaque, com cores fortes, adesivos grandes e cartazes, entre outros elementos

Os itens utilizados para a confecção do material de divulgação devem estar em harmonia com o interior da loja

66,8% dos consumidores dizem que conheceram o produto adquirido circulando no interior do ponto-de-venda, enquanto 18,6% são estimulados pelo artigo exposto

22,3% notaram algum tipo de comunicação no ponto-de-venda. Desses, 64% atentou para cartazes; 21,3%, para banners; e 13,5%, para faixas

O produto adquirido estava exposto na entrada da loja (37,8%), no balcão dentro da loja (23,5%), pendurado dentro da loja (21,4%) ou na prateleira dentro da loja (16,4%)

A forma de pagamento mais utilizada é dinheiro (67,3%), seguido por cartão de crédito (23%)

Alimentação e moradia são os itens que mais consomem os recursos financeiros (27,74%), seguidos de alimentos e bebidas (19,57%) e vestuário e calçados (5,25%)

O principal fator que inibe a compra é o vendedor insistente (40,3%), seguido do atendimento ruim (30%) e da falta de atenção do vendedor (29,5%)


Fontes: Provar, Laboratório de Finanças da FIA e Felisoni Consultores Associados


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