UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003


Texto Anterior | Índice

FRANCHISING

Com 170 expositores, feira promovida pela ABF em SP espera a presença de 23 mil visitantes

Conheça as novidades das franquias

EDSON VALENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A ABF Franchising Expo, que acontece de quarta a sábado no ITM Expo, vai reunir, entre os cerca de 170 expositores, mais de 130 opções para quem quer abrir uma franquia. Nomes tradicionais lançam formatos mais baratos, caso do Bob's, ou visam à expansão para outras regiões, como a Amor aos Pedaços. Marcas menos conhecidas usam o evento para estrear no sistema, enquanto grupos estrangeiros, como o Bennigan's Grill & Tavern, buscam masterfranqueados para entrar no país. Veja algumas novidades.

DOM SABOR
A marca lançará (0/xx/11/ 3266-4694) um quiosque para venda de salgados fritos na hora, como coxinhas e rissoles, além de lasanhas. Um dos formatos é portátil e pode ser deslocado para eventos. O franqueador estima inaugurar cem unidades em 2003 e somar 850 em cinco anos.

AMOR AOS PEDAÇOS
Com 43 unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, a rede (0/xx/11/3044-1212) quer expandir-se para Minas Gerais, para o Nordeste e para o Distrito Federal. Nessas áreas, o franqueado adotará produtos de acordo com os hábitos regionais.

GASTOTAL FRANQUIAS
Conhecido pela gestão de marcas de moda, como a Gasoline Blue Jeans, e de produtos de beleza, o grupo vai licenciar, no Brasil, a Time Force, grife espanhola de relógios. Nos próximos quatro anos, 110 lojas devem ser abertas. Contato: meusonho@gastotal.com.

SCALA SEM COSTURA
A venda de lingeries sem costura terá ponto próprio. Até agora, há apenas uma unidade, experimental, em operação. "Vamos testar o conceito de loja exclusiva como canal de distribuição", diz André Friedheim, da consultoria Francap (0/xx/11/3079-5080).

GOLDEN SERVICES
O grupo (0/xx/11/3742-4095) vai lançar quiosques com serviços conjugados das marcas Costura do Futuro e Bordados do Futuro. O investimento varia de R$ 39 mil a R$ 56 mil.

5 À SEC
O masterfranqueador da lavanderia (0/xx/11/ 3179-6400) vai ser responsável no Brasil também pela Retoucherie de Manuela, loja de serviços como ajustes de barras, prega de botões e costura de forros. O investimento inicial será de R$ 88 mil.

QUALITTÀ LAVANDERIA
A marca vai lançar um quiosque do tipo self-service, no qual as pessoas depositarão as suas roupas sujas para recebê-las limpas em casa. O equipamento será alugado aos franqueados (0/xx/11/ 3841-9795), que pagarão taxa mensal de uso.

MORANA
Se um dos objetivos da feira com o Salão do Ponto Comercial é orientar os futuros franqueados, a Morana Acessórios terá consultores em seu estande para ajudar na escolha. "Mapearemos locais interessantes para a marca", diz o diretor Eduardo Morita (0/xx/11/3225-9799). "As pessoas vão enxergar concretamente como será o negócio."

BOB'S
A rede (www.bobs.com.br) apresentará o novo formato "superminiloja". É uma estrutura compacta metálica, pré-fabricada, que requer investimento 50% menor (cerca de R$ 200 mil) do que o das lojas tradicionais. A intenção da marca é abrir 20 unidades desse tipo neste ano.

MIGUN DO BRASIL
As unidades franqueadas cobram pelo tempo de uso de camas de massagem automática. Os primeiros dez franqueados não pagam taxa de franquia, mas já existem oito em operação na rede.

UNIVERSO GARDEN ANGELS
A loja argentina de produtos para tratamento de aromacolorterapia, como "óleos essenciais" e florais de Bach, estreou no Brasil no ano passado, com uma unidade em São Paulo, e vai lançar sistema de franchising. A atração do estande será uma máquina de leitura de aura. "Esperamos fazer de 300 a 400 contatos no evento e queremos abrir dez unidades franqueadas até o final do ano", afirma Ulli Ferrari, gerente de marketing e novos negócios. A rede (0/xx/11/3088-0891) tem franquias na Argentina e no Peru.

CYBER GAMES
A marca (0/xx/11/3891-2526) quer derrubar o estigma de que "LAN house" é só uma casa de jogos de computador. "Ampliamos o conceito", diz o sócio Leonardo De Biase, 30. "Fizemos da marca um centro de negócios digitais." Já existe uma unidade franqueada, e o objetivo é chegar à marca das 200 até 2005. Os formatos disponíveis têm vários tamanhos.

MÃOS DE CERA
Ser eternizado em cera não é mais exclusividade das personalidades do museu Madame Tusseau, de Londres. Pelo menos as mãos dos clientes dessa franquia (0/xx/11/3441-2385) podem também ser moldadas em parafina. A empresa Play Hands vai abrir franquias móveis, que atuarão em festas e eventos, e outras em quiosques de shopping centers.



Texto Anterior: Diversidade ajuda a reter os clientes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.