São Paulo, domingo, 01 de julho de 2007 |
Próximo Texto | Índice
MERCADO CALÓRICO Alimentação domina feira em SP Setor, que representa 18% dos estandes da ABF Franchising Expo, traz redes reformuladas
RAQUEL BOCATO DA REPORTAGEM LOCAL A era das franquias de alimentação dá sinais de que permanecerá em alta. Líder de crescimento entre os segmentos desse mercado no ano passado, com 26%, as redes de comes e bebes multiplicaram-se na ABF Franchising Expo, que terminou ontem em São Paulo. Juntas, somavam 39 dos 220 expositores -18% do total. Na edição do ano passado, eram 24 de 200 -12% dos participantes. Parte desse incremento está na criação de redes. Quatro estrearam na feira: Cantina Romanos, Chocolate & Cheese, Parmeggio e Salad Creations. Há ainda a Carls Jr. Restaurants, rede dos EUA que busca um master franqueado aqui. "O mercado brasileiro de alimentação fora do lar ainda tem potencial, desde que sejam descobertos conceitos [de negócio] novos", analisa Adir Ribeiro, sócio do Grupo Cherto. O engenheiro Dimitri Kalligeris, 44, é um dos que julgam que a área comporta mais opções. O empresário criou, em 2006, a Chocolate & Cheese, uma empresa de fondues. Em fevereiro deste ano, com apenas uma unidade da firma, na capital paulista, partiu para o sistema de franchising. A oferta de fondues salgados e a utilização de ingredientes "de alta qualidade" são o diferencial da rede, diz Kalligeris. Para 2007, o empresário planeja a abertura de dez franquias nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. "Busco expansão com qualidade. Quero ingressar em outros Estados, nos EUA e em países do Mercosul e da União Européia", sinaliza Kalligeris. Movimentação Parte do cheiro de mudança também vem das grandes redes, que preparam alterações para movimentar o segmento. O Bob's apresentou a nova decoração das lojas, a Casa do Pão de Queijo levou a unidade modular móvel e a China House passou a mesclar os formatos de restaurante e de delivery. Redes que criaram mais de uma marca também estão no cardápio, a exemplo de Habib's e Ragazzo; Pastelândia, Famiglia Regina, UAU Rodízio e Burguer Land; e Bonaparte, Galileu, Monalisa e Donatário. Nessa lista, entrarão também as lojas Cantina Romanos e Parmeggio Pratos e Lanches. Comandadas pelos sócios Marcelo Rocha e Sérgio Olmos, elas têm públicos diferentes: a primeira é para quem busca fast food; a segunda, para consumidores de alto poder aquisitivo. A Parmeggio adotou o sistema de franchising em setembro de 2006. A Cantina Romanos, adianta Rocha, passa a trabalhar com o formato neste mês. Para crescer, serviço ao consumidor e estratégia de relacionamento são o foco. "Temos traslado em hotéis, convênio com multinacionais e promoções especiais", diz Rocha. Próximo Texto: Forasteiros desembarcam atraídos por alta demanda Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |