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Loja engorda caixa de restaurantes
Vender produtos diferenciados é opção para fidelizar os clientes e construir a marca, afirmam consultores
RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO
Pratos apetitosos são apenas alguns dos itens do cardápio de restaurantes. No
menu há também camisetas,
bonés, louças e queijos.
A estratégia tem dois objetivos. Para uns, é uma forma
de atrair clientes. Para outros, uma maneira de oferecer um diferencial -e de fidelizar o consumidor.
O empresário Anselmo Neves, 44, faz parte do segundo
grupo. Antes de abrir o restaurante Bacalhoeiro, há um
ano e meio, já planejava uma
área com itens portugueses,
como louças e embutidos.
No começo, a procura foi
grande, lembra Neves. Atualmente, eles representam cerca de 2% a 3% do faturamento mensal de R$ 400 mil.
Mesmo considerando o retorno "pouquinho", Neves
diz estudar a criação de uma
área maior até o fim do ano
que vem. "É fonte de receita."
Para o pesquisador do Provar (Programa de Administração do Varejo) Nuno Fouto, a iniciativa é uma forma
de fidelização. Mas é preciso
investir nos produtos, agregando itens frequentemente.
" [O empresário] tem de construir uma marca", orienta.
PERSONALIZADO
Com três unidades nos
EUA, o restaurante P.J. Clarkes's desembarcou no Brasil
com as tradicionais toalhas
de mesa quadriculadas e os
souvenirs. No armário iluminado, próximo à entrada, camisetas, bonés e canecas.
Parte vem da unidade norte-americana, mas a empresária Maria Rira Pikielny, 40,
"tropicaliza" alguns produtos, como a camiseta com a
marca em verde e amarelo.
Os produtos representam
3% do faturamento total.
"A margem de lucro é pequena, cerca de 10%, mas gosto
de desenvolver produtos."
Para o consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro
de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Gustavo Carrer, a loja não pode atrapalhar a atividade central da
empresa. Se bem implantada, a iniciativa cumpre as
duas funções: gerar receita e
promover a divulgação e a fidelização da marca, assinala.
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