São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Loja engorda caixa de restaurantes

Vender produtos diferenciados é opção para fidelizar os clientes e construir a marca, afirmam consultores

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

Pratos apetitosos são apenas alguns dos itens do cardápio de restaurantes. No menu há também camisetas, bonés, louças e queijos.
A estratégia tem dois objetivos. Para uns, é uma forma de atrair clientes. Para outros, uma maneira de oferecer um diferencial -e de fidelizar o consumidor.
O empresário Anselmo Neves, 44, faz parte do segundo grupo. Antes de abrir o restaurante Bacalhoeiro, há um ano e meio, já planejava uma área com itens portugueses, como louças e embutidos.
No começo, a procura foi grande, lembra Neves. Atualmente, eles representam cerca de 2% a 3% do faturamento mensal de R$ 400 mil.
Mesmo considerando o retorno "pouquinho", Neves diz estudar a criação de uma área maior até o fim do ano que vem. "É fonte de receita."
Para o pesquisador do Provar (Programa de Administração do Varejo) Nuno Fouto, a iniciativa é uma forma de fidelização. Mas é preciso investir nos produtos, agregando itens frequentemente. " [O empresário] tem de construir uma marca", orienta.

PERSONALIZADO
Com três unidades nos EUA, o restaurante P.J. Clarkes's desembarcou no Brasil com as tradicionais toalhas de mesa quadriculadas e os souvenirs. No armário iluminado, próximo à entrada, camisetas, bonés e canecas.
Parte vem da unidade norte-americana, mas a empresária Maria Rira Pikielny, 40, "tropicaliza" alguns produtos, como a camiseta com a marca em verde e amarelo.
Os produtos representam 3% do faturamento total. "A margem de lucro é pequena, cerca de 10%, mas gosto de desenvolver produtos."
Para o consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Gustavo Carrer, a loja não pode atrapalhar a atividade central da empresa. Se bem implantada, a iniciativa cumpre as duas funções: gerar receita e promover a divulgação e a fidelização da marca, assinala.


Texto Anterior: Empresas de maior porte auxiliam com capacitação
Próximo Texto: Diversificação em foco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.