São Paulo, domingo, 02 de janeiro de 2011


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LIVROS

Plano de cem dias norteia empresas

Autores sugerem criação de negócio de maneira rápida e reduzida para avaliar viabilidade

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

Os primeiros cem dias são tradicionalmente tomados como referência para definir os rumos de um governo. São ainda o prazo de referência de muitas empresas para o lançamento de produtos ou a readaptação ao mercado.
Nesse período, é possível mostrar o tom da nova administração e aproveitar o entusiasmo inicial da equipe. Há ainda quem valorize essas 14 semanas por considerar o momento em que se deixa a inércia em direção à ação.
Esse é o conceito que conduz os autores de "Implantando uma Empresa" na elaboração de um manual para empreendedores que desejam dar início a um negócio.
Os cem dias não precisam ser seguidos à risca, argumentam eles. A ideia é recorrer ao menor tempo possível para comprovar a viabilidade do empreendimento, em uma configuração reduzida.
Não se trata de fazer "concessões à forma de tratar ou atender aos clientes ou à qualidade dos produtos e serviços oferecidos", mas de acelerar a criação da empresa com um plano que contemple os aspectos essenciais para permitir o funcionamento mais rápido.

EQUILÍBRIO
Dessa forma, permite-se também começar a ter fluxo de caixa capaz de reduzir a carência de investimento e o tempo para chegar ao ponto de equilíbrio da empresa.
Para guiar o leitor, o mestre em ciências da informática Cesar Simões Salim, o consultor Carlos Frederico Corrêa Ferreira e a professora da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) Helene Kleinberger Salim elencam os procedimentos-chave para a abertura de uma empresa (veja mais ao lado).
Tabelas, gráficos e esquemas são recursos para exemplificar como podem ser processos e organização. Há orientações sobre gestão de produtos e serviços, de pessoas, de vendas e financeira, bem como sobre informatização, estratégia, controle gerencial e evolução.
O livro traz dicas que vão desde ferramentas de informática gratuitas na internet até sites com modelos de propostas de financiamento.
Como manual, a obra funciona a contento: as informações estão elencadas e claras.
Para os empreendedores com conhecimentos de gestão, contudo, orientações como "definir os processos que serão adotados na venda" ou "a escolha dos fornecedores deve olhar para o futuro" pode ser superficiais demais.

MAIS CONTEÚDO
Quem busca mais informações sobre treinamento em vendas, contudo, pode recorrer ao conteúdo on-line disponível para os leitores. Cada exemplar traz um código que permite acessar mais informações na internet.
Há três conteúdos: slides com resumo do livro, documento com pontos de um contrato de franquias e curso de treinamento em vendas.
Os dois primeiros são básicos. A orientação para os vendedores, porém, pincela técnicas, erros comuns de abordagem ao cliente e modelos de proposta.

EMPREENDEDORISMO
Implantando uma Empresa
Cesar Simões Salim, Carlos Frederico Corrêa Ferreira e Helene Kleinberger Salim
EDITORA Elsevier
QUANTO R$ 89,90 (340 págs.)


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