São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2008


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovens são treinados para serem empresários

DIOGO BERCITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eric Nogari Chaves já pensa em abrir seu próprio negócio. Como nunca, está de olho no mercado, conversa com em-presários e imagina produtos. Tudo isso aos 16 anos.
Chaves descobriu seu perfil empreendedor ao participar de projetos da organização norte-americana Junior Achievement, que investe em adolescentes para que se tornem empresários conscientes e éticos.
Entre os objetivos da Junior Achievement, aponta a superintendente da organização, Wilma Santos, 75, estão proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na escola.
Para isso, são oferecidos diversos programas, como o Miniempresa, em que o estudante simula a abertura de sua companhia e lida com cálculos de fisco e elaboração de produtos. Já no Empresário Sombra, ele segue durante um dia inteiro um executivo de sucesso.
"Queremos que eles sejam empreendedores com responsabilidade socioambiental, conscientes de que a sustentabilidade pode ser encarada não com pessimismo, mas com senso de urgência", diz Santos.
Mantida pela iniciativa privada, a entidade faz parcerias com escolas públicas e particulares para oferecer os programas -gratuitos- aos jovens.
Chaves participou de um módulo aos 14 anos. "Fui um dos melhores alunos do curso", conta, orgulhoso. Com isso, recebeu o convite para fazer parte de outros quatro projetos.
Em 2007, foi escolhido para ser um dos cinco brasileiros que participaram do Fórum Internacional de Empreendedores, na Argentina. A seleção incluiu duas provas escritas e uma entrevista oral.
Apesar de hoje ter certeza de que um dia vai abrir seu próprio negócio, Chaves ainda não sabe exatamente o que venderá. "Mas sei que quero muito empreender", comenta.


NA INTERNET -
www.jabrasil.org.br



Texto Anterior: Lucro e iniciativa social combinam
Próximo Texto: Empresários substituem xaxim por fibra de coco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.