São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2008


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BOAS IDÉIAS

ONGs terceirizam venda eletrônica de produtos

Site especializado em comércio de produtos do terceiro setor conquista a confiança de entidades

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi por meio do comércio eletrônico que o empreendedor Alexandre Moraes, 35, percebeu que poderia contribuir e lucrar com o terceiro setor. Uniu sua experiência na área com a oportunidade de mercado e fundou, há cinco anos, a Social Web Comércio.
"Vi que as ONGs não exploravam a internet como meio de obter recursos e fundei o site, que só vende produtos de organizações sem fins lucrativos." A Social Web também faz leilões e arrecada doações.
A boa idéia, contudo, não dispensou pesquisa de mercado e apoio de algumas instituições que hoje terceirizaram a venda de seus produtos para a empresa -são, ao todo, 35 parceiros. Para cada venda, a Social Web ganha comissão de 5% a 10%.
Apesar de a empresa ter crescido 20% em relação ao final de 2006, Moraes ressalta que não lucra "à custa das entidades".
Para Nina Rosa, presidente do Instituto Nina Rosa, de proteção aos animais, o maior benefício da página eletrônica foi a economia de trabalho.
"Valeu a pena terceirizar a loja, ainda que tenha havido decréscimo nas vendas", conta.
Rosa destaca que, pelo fato de a Social Web só vender produtos de ONGs, o site conquista credibilidade no negócio. "Eu não venderia o material daqui em qualquer site. Poderia haver um conflito de interesses se eles vendessem produtos que agredissem os animais."
Para o Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), o site não só impulsionou as vendas mas também melhorou a divulgação da entidade, segundo Tammy Rodrigues Allersdorfer, gerente de desenvolvimento institucional. (MCN)


NA INTERNET -
www.socialweb.com.br



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