São Paulo, domingo, 03 de julho de 2011


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Fidelização é desafio para empresários

Principais falhas são competir por preço e não conhecer o consumidor

Zé Carlos Barretta/Folhapress
José Oscar Constantino ao lado de sua coleção de sapatos

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Implantar estratégias de fidelização nem sempre é um bom investimento para pequenos negócios.
José Oscar Constantino, 53, dono da rede Oscar Calçados, teve um prejuízo estimado em R$ 100 mil.
Há cinco anos, o empresário comprou malas e garrafas térmicas para dar de brinde, mas diz não ter aumentado o retorno de consumidores.
Com a experiência, mudou de tática. Passou a focar o relacionamento com os clientes por meio de eventos, como corridas de rua e desfiles de moda ""chamados de Oscar Fashion Days.
O valor investido por evento é o mesmo gasto com brindes. Cada um, contudo, reúne 1.500 pessoas. "Os clientes estão mudando, e precisamos mudar com eles", diz.
Casos como o de Constantino são comuns no meio empresarial, segundo Cosimo Chiesa, professor de marketing da Iese Business School, da Universidade de Navarra, na Espanha. Em entrevista concedida à Folha, ele afirma que 80% das estratégias de fidelização dão errado.
Na opinião do especialista, os maiores erros de pequenas empresas são deixar de analisar o perfil dos clientes e deflagrar uma guerra pelo maior desconto. "Quem ataca pelo preço morre por ele."

ESTRATÉGIA
No fim de março, a Arezzo, franquia de sapatos e acessórios, viu sua margem de lucro cair depois de oferecer bolsas de graça para 40 mil clientes.
Os produtos foram vendidos aos franqueadores e às lojas próprias por R$ 72 cada um. Entretanto, o retorno de clientes não foi suficiente para cobrir o investimento.
Para Ricardo Tarabay, especialista em varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), acompanhar a evolução do perfil de consumo da população é crucial para pequenas empresas.
"Muitos negócios deixam de investir no cliente porque acreditam já conhecê-lo suficientemente." Segundo ele, esse é o primeiro passo para a fidelização dar errado.


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