UOL


São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2003


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança de posto é solução barata

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Após trabalhar anos a fio na linha de produção de uma fábrica, um trabalhador corre o risco de, em razão de um simples ajuste de custos, ficar sem o seu emprego.
Tão comum nos dias de hoje, esse tipo de situação pode mudar. Isso porque novas políticas de recursos humanos começam a pensar em maneiras de manter o empregado -cujo custo de treinamento é alto- ativo pelo maior intervalo de tempo possível.
A Kodak do Brasil é um exemplo disso. A companhia já possui um programa que visa a desenvolver funcionários para assumir novas funções na organização.
A medida traz estabilidade por meio da realocação dos funcionários. Conforme explica Silmara Cerqueira, gerente de recrutamento e seleção da Kodak no Brasil, eventual aumento ou queda do volume de produção ou de serviços desencadeia o início de um processo seletivo interno.
Graças ao programa, um vigia da firma foi para a assistência de planejamento tributário, e um ex-funcionário da área de produção terminou na assistência de contabilidade. Com isso, diz Cerqueira, evitaram-se os temidos cortes.


Texto Anterior: Criatividade evita cortes de pessoal
Próximo Texto: Feiras - Utilidades domésticas: Evento reúne fabricantes de artigos para o lar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.