São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008


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PRODUÇÃO PLANEJADA

Datas especiais exigem preparação

Ainda é possível criar soluções emergenciais para o Dia dos Pais e planejar outros eventos

Rafael Hupsel/Folha Imagem
A empresária Francilda Anjo fez planejamento e pesquisa para lançar a nova linha masculina de peças íntimas de sua confecção

IGOR GIANNASI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os empresários que querem aumentar o faturamento na comemoração do Dia dos Pais podem, a poucos dias do evento, recorrer a ações emergenciais para lucrar.
Já em relação às próximas datas de destaque no calendário comercial -Dia da Criança e Natal-, é possível planejar com antecedência.
No varejo, setor fortemente influenciado pela sazonalidade de datas e épocas específicas, a preparação deve começar cedo, alerta Cláudio Felisoni, coordenador do Provar-FIA (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração).
Ainda assim, algumas ações podem ser praticadas na última hora. "Para o Dia dos Pais, o comerciante deve trabalhar com promoções pontuais de produtos de grande apelo para o consumidor, com o objetivo de trazê-lo à loja", sugere José Lupoli Júnior, professor de marketing da Brazilian Business School.
Vale a criatividade para atrair os compradores. O lojista pode, por exemplo, dar um desconto para o freguês que levar uma foto dele com o pai e colocar a imagem em um mural da loja.
Quem dispõe de mais recursos pode fazer a divulgação das promoções nas publicações locais, como os jornais de bairro.

Datas futuras
Para o Dia da Criança e o Natal, épocas de grande movimento em todos os setores, as ações podem ser planejadas com mais tempo. Para isso, recomenda-se analisar o desempenho do negócio na mesma data do ano passado e usar os dados para projetar ações.
"Gastando algumas horas, é possível colocar no papel uma estimativa orçamentária", diz Raul Corrêa da Silva, presidente da consultoria RCS Brasil.
O princípio também serve para a indústria, que deve entregar a produção em tempo para abastecer o comércio.
Na fábrica de cosméticos Florus, os preparativos para produção e divulgação dos produtos para o Dia dos Pais começaram há quatro meses. Nas festividades mais "quentes", como o Natal, a antecedência é de seis a sete meses.
"O planejamento antecipado garante o sucesso da campanha", afirma o proprietário, Fábio Mazzon Sacheto. "A preparação perfeita é a que não deixa mercadoria no estoque para ser vendida em promoção."
No caso de serviços, a antecipação pode ser menor. No restaurante Casa da Fazenda do Morumbi, um mês antes da data em homenagem aos pais, o proprietário, Roberto Oropalo, reúne-se com o maître e o chefe da cozinha para discutir a organização do almoço dominical. "O movimento é bem maior, sem dúvida", comenta.
Veja na página 3 sugestões de ações para aumentar o faturamento nas datas de maior movimento do segundo semestre.


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