São Paulo, domingo, 03 de setembro de 2006


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Artesanato chique invade a moda praia na temporada 2007

Cultura popular se destaca na Fashion Beach Cabo Frio

LUISA PAIVA
ENVIADA ESPECIAL A CABO FRIO (RJ)

O artesanato deixa de ser artigo de rua para se tornar acessório luxuoso e incrementar novas tendências de biquíni. A comprovação está na união de artesãos com produtores de moda praia apresentada na 2ª Fashion Beach Cabo Frio, que acaba hoje na cidade praiana.
Trabalhos com osso, coco, escama de peixe e sementes diversificadas enfeitam as peças predominantemente brancas, pretas, marrons e verdes.
Outra tendência em alta são os biquínis náuticos. Listras em azul, branco e vermelho são adornadas com tranças, nós, correntes e ferragens. O estilo romântico também se renova com rendas, tule e laços, explorando a delicadeza feminina com cores tradicionais.
As estampas, que ilustram as cores vibrantes do verão, apresentam grandes florais. Marcelle Tavares, 27, sócia da Jangada, apostou nos lisos de cores fortes e nos florais coloridos e preto-e-branco. "Substituímos os bordados pelo trabalho com o próprio tecido: laços, tranças e materiais diferentes como o light e o atoalhado. Shorts, cangas e vestidos também vêm com muita força", diz.
Cabo Frio é um dos pólos mais famosos de confecção de moda praia do Brasil, com uma concentração de 20 empresas. Da produção anual de 2 milhões de peças e faturamento equivalente a R$ 60 milhões, 40% vão para o atacado.

Capacitação
Há dois anos, o Sebrae vem trabalhando para a capacitação e a consolidação do pólo. Cursos de gestão empresarial, qualificação de mão-de-obra, tendências e formatação de preços ajudaram a minimizar a queda das vendas na baixa temporada.
"Depois que o trabalho começou, as empresas criaram identidade própria e estão se colocando no mercado não pela quantidade, mas pela qualidade e criatividade da produção", afirma Claudia Magalhães, gestora de projetos do Sebrae-RJ.
Associada a isso, a modernização da "Rua dos Biquínis", conglomerado de 150 lojas de moda praia, criou um ambiente mais atrativo, gerando crescimento de 30% nas vendas.
"Mesmo com todo o investimento, os preços continuam vantajosos. Os biquínis variam de R$ 18 a R$ 25 no atacado e de R$ 26 a R$ 35 no varejo", diz Jorge Marge, vice-presidente da Associação do Comércio e Indústria da Rua dos Biquínis.


A jornalista Luisa Paiva viajou a convite da organização do evento


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