São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010


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Escala e custo menor são vantagens de parceria

Desconto concedido pelo atacadista ajuda a melhorar a margem de lucro

DE SÃO PAULO

De olho nas vendas do varejo de pequeno porte, atacadistas oferecem, além de consultoria e treinamento, ganhos de escala e redução de custos das compras.
Um dos que avaliam a parceria como "ganha-ganha", em que ambos os lados são recompensados, é o Pioneiro Supermercados, em Uberlândia (MG), que aderiu à Rede Biz, do Aliança Atacadista há três anos e meio.
"Melhoramos a margem de lucro ainda que com preços menores para os clientes", assinala Alexandre Borges, 28, diretor de vendas e marketing do Pioneiro. No primeiro ano, diz, o faturamento cresceu 10%.
Rose Silveira Scribelli, 42, do Mega Box Supermercado, em Ribeirão Preto (SP), destaca o mesmo benefício.
Cliente do Maranhão Atacadista há 15 anos, ela afirma que o distribuidor consegue valores competitivos, que são repassados ao cliente.
O atacadista também faz campanhas na loja, o que, segundo Scribelli, ajuda a atrair clientes. "Eles mesmos montam as pontas de gôndola [esquinas dos corredores das lojas]", afirma.
Empresários e consultores ressaltam ainda a importância de usar a parceria para negociar com grandes indústrias e obter acesso a marcas líderes. A maior variedade de produtos traz um consumidor diferenciado para a loja.

PERFIL
A estratégia de se unir a um atacadista, porém, não deve ser vista como salvação para os problemas do varejo.
"Verificamos a saúde financeira de quem nos procura", assinala Thiago Kawahara, coordenador de marketing do União Atacadista. "Há quem acredite na rede como saída para um negócio arriscado a falir. Não somos a salvação", avalia.
Quem está à frente de um estabelecimento voltado ao consumidor final também precisa se munir de cautela.
"É importante analisar qual rede oferece o perfil mais adequado ao seu negócio. No nosso caso, havia outras que não eram interessantes", pondera Borges, do Pioneiro Supermercados.
Verificar as condições de participação da rede e se a empresa tem capacidade de atendê-las é fundamental antes de trabalhar em conjunto, avaliam especialistas.


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