São Paulo, domingo, 04 de abril de 2004 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FRANCHISING Empresário reavalia estratégia de expansão Hard Rock brasileiro planeja abrir franquias
FREE-LANCE PARA A FOLHA Minas Gerais deve ganhar, até novembro deste ano, a segunda unidade brasileira da rede internacional Hard Rock Cafe. A primeira delas é no Rio de Janeiro. Enquanto espera a construção do novo restaurante -que terá um lounge no alto de uma torre de 70 metros-, o empresário argentino Norberto Herrero, detentor da marca no Brasil, revela que está reavaliando sua estratégia de expansão e que passará a analisar as propostas de interessados em abrir franquias da rede (www.hardrockcafebrasil.com.br). "Nossa estratégia sempre foi ter uma operação cem por cento própria", conta. As unidades do Rio e de Minas seguem a regra. "Seriam muito poucos [franqueados] e muito bem selecionados", avisa ele, que não descarta a possibilidade de vender para empresários o direito sobre Estados ou regiões inteiras do país. Herrero não revela o valor do investimento inicial do negócio (que envolve restaurante, entretenimento noturno e venda de artigos com a logomarca), mas ressalta que os eventuais investidores "precisam ser economicamente fortes e, antes de tudo, idôneos". São Paulo O empresário explica que seus planos para o país sempre foram abrir a primeira unidade em São Paulo ou no Rio e, depois disso, expandir a marca para outras cidades importantes, segundo as oportunidades de mercado. "Encontramos um ponto excelente no Rio. Somos muito cuidadosos com relação a isso e ainda não tivemos em São Paulo um ponto nota nove ou dez." Ele conta que a política da rede é ter somente uma unidade em cada cidade, se possível em parceria com empreendimentos de grande porte. "Se escolher errado, estou amarrado àquele ponto por muitos anos", justifica. Shoppings As unidades carioca e mineira ocupam a posição de âncoras em shopping centers: o Città América, na Barra da Tijuca, e o Alta Vila Center Class, ainda em construção, em Nova Lima (região metropolitana de Belo Horizonte). Ao contrário do que ocorre em cidades como Orlando, nos Estados Unidos, em que o foco está voltado para os turistas, no Brasil, o principal objetivo é conquistar e fidelizar o público local. A primeira unidade do Hard Rock Cafe foi inaugurada em Londres, em 1971, por dois americanos que queriam vender comida típica dos EUA a preço acessível. Segundo o site da empresa, hoje existem 117 unidades em 39 países. (BRUNO LIMA) Texto Anterior: Agenda Próximo Texto: Habib's "comemora" fechamento de unidades do rival McDonald's Índice |
|