São Paulo, domingo, 04 de abril de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede dos EUA diz ter tido só um caso de insucesso

Habib's "comemora" fechamento de unidades do rival McDonald's

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com show do Skank e paródias da novela "Celebridade", a rede Habib's, que, apesar da retração do mercado, diz ter crescido 20% em 2003, celebrou seus 15 anos no último dia 24, em São Paulo.
A segunda maior franqueadora de alimentação do país distribuiu medalhas, carros e aparelhos de TV entre seus funcionários e franqueados. No palco, o vice-presidente da empresa, Belchior Saraiva, comentou o fechamento de lojas do McDonald's e foi bastante aplaudido pelos convidados.
Saraiva afirmou que membros da rede estavam felizes por ver o concorrente fechando algumas portas, mas que não havia razão para comemorar, já que só 10% do crédito podia ser dado ao Habib's. "O restante, 90%, é por problemas deles mesmos", disse.
Ele declarou ainda que o Habib's não era um "negócio imobiliário" e que era "mais democrático" que o concorrente porque "deixa seu franqueado negociar [diretamente] com seu locador".
O empresário se referia à prática do McDonald's de sublocar os imóveis onde instala suas franquias. O assunto, de acordo com Janete Veloso, presidente da Afim (Associação de Franqueados Independentes do McDonald's), está sendo discutido na Justiça por 38 das 108 franquias. O número de franqueados em dezembro, de acordo com ela, era de 157.
Segundo Veloso, o fechamento de lojas não se restringe às franquias. A rede estaria seguindo determinação da corporação norte-americana de fazer um enxugamento no número de unidades próprias, concentrando-se nas mais lucrativas. "As outras cadeias vão ocupar esse espaço, vão crescer no vácuo."
O fenômeno já é realidade. O Bob's, por exemplo, confirma que está operando em pontos em que antes era possível comer Big Mac.
O McDonald's, que está há 25 anos no Brasil, afirma que "se orgulha de ser um modelo reconhecido como franquia bem-sucedida em todo o mundo". A rede diz que só registrou um caso de insucesso no país e que o empresário "voltou ao sistema e é atualmente o mais bem-sucedido da marca".


Texto Anterior: Franchising: Hard Rock brasileiro planeja abrir franquias
Próximo Texto: Display - Tributos: Franqueadores lutam para poder optar pelo Simples
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.