|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Rede dos EUA diz ter tido só um caso de insucesso
Habib's "comemora" fechamento de unidades do rival McDonald's
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Com show do Skank e paródias
da novela "Celebridade", a rede
Habib's, que, apesar da retração
do mercado, diz ter crescido 20%
em 2003, celebrou seus 15 anos no
último dia 24, em São Paulo.
A segunda maior franqueadora
de alimentação do país distribuiu
medalhas, carros e aparelhos de
TV entre seus funcionários e franqueados. No palco, o vice-presidente da empresa, Belchior Saraiva, comentou o fechamento de lojas do McDonald's e foi bastante
aplaudido pelos convidados.
Saraiva afirmou que membros
da rede estavam felizes por ver o
concorrente fechando algumas
portas, mas que não havia razão
para comemorar, já que só 10%
do crédito podia ser dado ao Habib's. "O restante, 90%, é por problemas deles mesmos", disse.
Ele declarou ainda que o Habib's não era um "negócio imobiliário" e que era "mais democrático" que o concorrente porque
"deixa seu franqueado negociar
[diretamente] com seu locador".
O empresário se referia à prática
do McDonald's de sublocar os
imóveis onde instala suas franquias. O assunto, de acordo com
Janete Veloso, presidente da Afim
(Associação de Franqueados Independentes do McDonald's), está sendo discutido na Justiça por
38 das 108 franquias. O número
de franqueados em dezembro, de
acordo com ela, era de 157.
Segundo Veloso, o fechamento
de lojas não se restringe às franquias. A rede estaria seguindo determinação da corporação norte-americana de fazer um enxugamento no número de unidades
próprias, concentrando-se nas
mais lucrativas. "As outras cadeias vão ocupar esse espaço,
vão crescer no vácuo."
O fenômeno já é realidade. O
Bob's, por exemplo, confirma que
está operando em pontos em que
antes era possível comer Big Mac.
O McDonald's, que está há 25
anos no Brasil, afirma que "se orgulha de ser um modelo reconhecido como franquia bem-sucedida em todo o mundo". A rede diz
que só registrou um caso de insucesso no país e que o empresário
"voltou ao sistema e é atualmente
o mais bem-sucedido da marca".
Texto Anterior: Franchising: Hard Rock brasileiro planeja abrir franquias Próximo Texto: Display - Tributos: Franqueadores lutam para poder optar pelo Simples Índice
|