São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002


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NEGÓCIO EM FOCO

Crise diminui expectativa de lucro com eleição

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A turbulência da economia não deixou ilesos nem os empreendimentos que costumam faturar em ano eleitoral.
Empresas de brindes, gráficas e organizadores de shows e comícios têm até este mês para incrementar vendas, mas a perspectiva não é tão otimista.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (0/xx/11/5087-7777), as eleições geralmente aumentam o faturamento do setor em até 12%, mas neste ano a expectativa é que o crescimento não ultrapasse os 5% sobre 2001.
José Roberto Bruno, 39, diretor da gráfica Ativa (0/xx/11/ 6602-3344), aguardava uma melhora da economia para aumentar entre 15% e 20% o seu faturamento. Mas, segundo ele, os acontecimentos do último mês diminuíram suas esperanças. "Mesmo que os pedidos de partidos e candidatos aumentem, a procura de outros clientes está diminuindo", afirma.
"Participo de eventos organizados pelos partidos em todas as épocas, para fazer contatos, mas não deixo de atender nenhum cliente para me dedicar à política, que é esporádica", diz.

Brinde com conteúdo
Os serviços para partidos e políticos devem ser encarados como qualquer outra chance de negócio, na opinião de Cláudio Roberto Augusti Sapia, 30, engenheiro da Fast Engenharia e Montagens (0/xx/11/3873-7500), empresa que faz estruturas tubulares, como arquibancadas e palcos. "Cuidamos de eventos diversos e não dependemos só da fase de eleições."
"Neste ano as coisas estão devagar", avalia Manoel Antônio Santana, 59, diretor da Unibrindes (0/xx/11/6947-2411), que tem 20 anos de experiência no segmento. "Em julho, agosto e setembro de anos de eleição, as vendas costumam aumentar até 30%, mas em 2002 isso ainda não aconteceu."
Segundo Fábio Bom Ângelo, presidente da Anfab, Associação Nacional dos Fabricantes de Brindes e Produtos Promocionais (0/xx/11/3868-2577), o faturamento do setor cresce em média 15% em ano de eleição.
"Os candidatos estão mais preocupados em mostrar o conteúdo dos programas, e os brindes devem explorar isso."



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