São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002


Texto Anterior | Índice

FRANCHISING

"Trinca" de negócios está entre as franquias que mais crescem; só no ano passado, o faturamento saltou 11%

Área de esporte, saúde e beleza demonstra vigor

MIRELLA DOMENICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Crescimento de 11% no ano passado em número de unidades, 11% em faturamento e 23% na quantidade de empregos diretos. Haja "saúde". Aliás, não só "saúde" mas também "beleza" e "esporte". Esses três itens formam o segmento que está entre os líderes de expansão no franchising.
"Nos últimos dois anos, o setor tem sido o que mais cresceu, superando até ramos tradicionalmente fortes em franquias, como o de alimentação", afirma o consultor Paulo Ancona Lopez.
De acordo com os especialistas, a tendência de alta continua. "O aumento da procura por esses negócios está diretamente ligado às mudanças de hábito de consumo dos brasileiros, ao culto à beleza e à preocupação maior com a saúde", afirma o presidente do Instituto Franchising, Marcelo Cherto.

Em campo
No ano da Copa do Mundo, novidade em negócios na área esportiva é o que não falta. Alguns exemplos são as escolas de futebol Fla, Denilson Show e a Escola de Esportes Minas Tênis Clube (confira opções no quadro ao lado).
"Muitas associações e colégios nos solicitavam para dar consultoria. Agora estamos formatando a franquia para expandir a marca e nosso conhecimento", afirma Luiz Eymard Zech Coelho, gerente de projetos do clube mineiro.
Quem decidiu apostar em saúde diz não se arrepender. É o caso do médico Ronaldo Acatauassu Nunes, que há seis anos tem uma franquia da Amil em Belém (PA). "Sem o apoio da rede, jamais teria a possibilidade de obter a tecnologia que a franqueadora possui."
O gerente de pesquisa e planejamento estratégico do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Marco Aurélio Bedê, dá a "receita médica" para a saúde de uma franquia: "O importante é fazer um bom planejamento da empresa e buscar assessoria técnica".



Texto Anterior: Novato precisa obter orientação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.