São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010


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Trem e metrô favorecem vendas

Locais com muita circulação de trabalhadores, estações são pontos de compras por impulso

DE SÃO PAULO

Os locais mais indicados para quem quer abrir um negócio voltado para as classes C e D são aqueles onde há grande circulação de pessoas na ida e, principalmente, na volta do trabalho.
O economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, explica que isso se dá pela chamada "compra por impulso".
"É aquilo que você compra porque está passando pelo local e vê. Normalmente funciona para CDs, livros, roupas e calçados", explica.
Essa foi a estratégia usada para a implementação do Mais Shopping Largo 13. O diretor de gestão Zildo Borgonovi conta que, seguindo o mesmo critério, a empresa pretende lançar também um shopping em Niterói (RJ).
"Primeiro identificamos um local de grande fluxo e, então, pedimos a um instituto de pesquisa que estudasse o local. O público já está lá, nós só vamos colocar um shopping no caminho dele", diz Borgonovi.
Solimeo lembra que não é apenas o valor que conta na hora de vender algo em áreas de grande fluxo.
Ele explica que, como o consumidor "vai comprar o produto e entrar no metrô ou no ônibus lotado", a mercadoria deve ser fácil de ser transportada pelos clientes.
Também alerta que o comércio não tem fórmula mágica. "Acredito mais no "feeling" do empresário. Quem conhece São Paulo viu nascer alguns bairros, e os comerciantes pioneiros cresceram muito indo no sentido contrário, ocupando lugares pouco movimentados." (MV)


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