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São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003


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GESTÃO

Seminários, palestras e cursos curtos sobre temas práticos acontecem gratuitamente em São Paulo

Eventos celebram "mês das pequenas"

TATIANA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje é Dia Nacional da Pequena Empresa. E outubro é o mês do empreendedor no Brasil. Apesar de ainda pouco conhecidas, as datas não passarão em branco.
O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Instituto Empreender Endeavor criaram uma programação especial para o período, focada em pequenos empreendedores que buscam informações para alavancar seus negócios.
O programa, batizado de Mês do Empreendedor, prevê seminários, teleconferências e palestras gratuitas na sede do Sebrae-SP e nos 35 escritórios regionais da entidade no Estado de São Paulo (veja quadro abaixo).

Por necessidade
A meta é disseminar informação, capacitar empresários e alavancar a performance dos negócios de pequeno porte do país. Por trás da movimentação, há um desafio: tirar o Brasil do primeiro lugar no ranking dos países que empreendem por necessidade e por falta de opção ao desemprego e aguçar seu potencial para o empreendimento de oportunidade.
"Os pequenos negócios não são uma panacéia para a falta de emprego, mas o empreendedorismo pode ser um vetor de solução. É preciso direcioná-lo", comenta o diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, 60.
A diretora de operações do Instituto Empreender Endeavor, Tania Sztamfater, 26, concorda. "A visão sobre empreendedorismo está mudando no Brasil, mas ainda há muito a ser percebido", diz.
Para ela, abrir um negócio ainda é considerada uma opção "não-legítima de futuro, aquilo que se faz quando não há mais chances de seguir a carreira profissional".
"Isso deve mudar", observa a diretora. Ela explica que a estratégia do instituto agora será a de fomentar modelos inspiradores de empreendedorismo, que não se baseiem nos grandes mitos do mercado, mas sim nas iniciativas palpáveis que deram certo.
A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) também promoveu, na semana passada, a sua Semana da Micro e Pequena Empresa, com cursos e palestras gratuitas sobre o cotidiano do pequeno empresário.
Mais do que incentivar a abertura de novos negócios, orientar a condução das iniciativas a fim de driblar a falência tornou-se a nova tendência entre os órgãos apoiadores de pequenas empresas.


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