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São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003


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Compreender o gosto do cliente evita escorregão

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Estudar o público, conselho para a abertura de qualquer negócio, também vale para o ramo das piscinas. Um exemplo ilustra muito bem o que isso pode evitar. Em geral, de acordo com dados da Anapp, 35% dos modelos comercializados no Brasil são de vinil. As piscinas de fibra ficam com outros 35%, e o azulejo, 30%.
No Sudeste e no Centro-Oeste, as piscinas de vinil são as mais pedidas, mas no Sul a liderança fica com as de fibra. No Nordeste são as de azulejo que predominam.
Valdir Lucatelli, 33, diretor-executivo da Fibratec, fabricante de piscinas de Chapecó (SC), tem uma explicação. "No Sul, o cliente é mais imediatista: quando abre um sol, ele decide ter uma piscina e quer para a semana que vem, no máximo. Em São Paulo, trabalhamos muito com vinil, que permite mais flexibilidade."
A colocação de uma piscina de fibra leva no máximo uma semana, a de vinil, de 15 a 20 dias, e a de azulejo, de 45 a 60 dias, conta Lucatelli.

Piscina-camaleão
Levar luz às águas, ou melhor, poder modificar o colorido das piscinas, é o trabalho da Fasa Fibra Ótica, de Peruíbe (SP). A firma instala iluminação subaquática por meio de fibra óptica, o que permite mudanças na tonalidade da água.
"O fator estético é o que primeiro atrai os clientes, mas outros benefícios são a segurança, a manutenção simples e barata e a relação custo/benefício", afirma o diretor de marketing da empresa, Wilson Sallouti, 33.

Fibratec: 0/xx/49/321-3333; Fasa: 0/xx/13/3458-2878.


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