São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008


Próximo Texto | Índice

ENTRE DOIS PONTOS

Gestão de franquia a distância é opção

Consultoria mapeia melhores cidades para investir em modelo

Rafael Hupsel/Folha Imagem
O empresário José Eduardo de Caroli mora na capital paulista e mantém uma franquia em Sorocaba, 99 km de distância


MARIA CAROLINA NOMURA
DA REPORTAGEM LOCAL

A busca por novos mercados, aliada à tecnologia, tem incentivado empresários a abrirem franquias em cidades que não são as de seus domicílios.
Para fazer a gestão a distância, contam com o auxílio de instrumentos como câmeras de vídeo, que transmitem imagens da unidade em tempo real, e das redes que já dispõem de um sistema de controle de mercadoria e de faturamento on-line.
A empresária Isabel da Fonseca, por exemplo, já tinha uma franquia da Espetinhos Mimi em Limeira, mas, observando as oportunidades de negócio em Ribeirão Preto, ambas no interior de São Paulo, não titubeou em adquirir uma segunda franquia. "Vou administrar a loja de Limeira por meio de câmeras e com a ajuda da equipe, que é ótima", conta.

Mudança
Antes de aventurar-se em uma cidade desconhecida, contudo, é importante o empresário atentar nos indicadores que medem o potencial de consumo dos munícipes e avaliar as possibilidades de o negócio render bons frutos.
Com o objetivo de mapear os melhores nichos de mercado, a consultoria Rizzo Franchise elaborou um levantamento com as cem melhores cidades do Brasil e os melhores setores para investir em franquia. O estudo foi obtido com exclusividade pela Folha.
De acordo com a consultoria, o Sudeste concentra 55% das melhores cidades, seguido por Sul (20%), Nordeste (12%), Norte (8%) e Centro-Oeste (5%) -leia mais nesta página.
O levantamento foi feito considerando a oferta e a demanda de produtos e de serviços das localidades. "Cruzamos esses dados com índices de população e de renda obtidos com o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]", explica Marcus Rizzo, presidente da consultoria.
Segundo o estudo, os setores de maior destaque no Brasil são o de educação e treinamento, o de alimentação e o de saúde e beleza. "O crescimento da economia os impulsionou", aponta Rizzo.
Entre as cidades mais atrativas, destaca-se Campinas (SP) -das dez melhores, a única que não é capital estadual.


Próximo Texto: Trânsito pesa na escolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.