São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LIVROS

Parceria para inovar inclui fornecedor e concorrente direto

Consultor identifica os obstáculos e as oportunidades no desenvolvimento conjunto de produtos e serviços

RAQUEL BOCATO
DE SÃO PAULO

Quando o tema inovação vem à tona, a primeira imagem é quase sempre a de um grupo de pesquisadores em laboratórios de última geração de grandes companhias.
O que o conselheiro de corporações como Lego, General Mills e Procter & Gamble Stefan Lindegaard mostra, contudo, é um cenário diferente: profissionais de qualquer setor -desde a alta direção até o chão de fábrica- envolvidos em processos de inovação. Fornecedores e até concorrentes podem se tornar parceiros em ações de inovação aberta.
O autor sabe que o tema, apesar de popular nas últimas décadas, ainda é uma barreira. "Distribuir conhecimento dentro das organizações permanece um desafio e se torna ainda mais difícil quando você precisa estendê-lo também para fora das fronteiras corporativas", diz.
Mas, com casos de companhias e com passo a passo, o assunto parece ganhar contornos mais próximos aos da realidade dos negócios.
Os casos escolhidos por Lindegaard são de gigantes. Há a Procter & Gamble, que fabrica desde alimentos até produtos de higiene pessoal e beleza, e a Eli Lilly, indústria farmacêutica.
Muitos dos caminhos, no entanto, podem ser seguidos por micro e pequenas brasileiras, desde o contato com parceiros até a escolha da equipe. Principalmente nas duas primeiras partes, que tratam da visão geral da inovação aberta e dos obstáculos para a empresa.
A terceira seção é toda dedicada a liderança, valores, marca pessoal e estratégias de mudança.
O autor inclui até gerenciamento do tempo entre os temas, com direito a teste para saber onde o empreendedor está desperdiçando energia.
Apesar de esses serem temas relevantes para quem se propõe a lidar com inovação aberta, os da terceira parte parecem ser desvinculados do propósito central da obra -outras, focadas nesses assuntos, trazem informação bem mais aprofundada.

PIONEIRISMO

A Revolução da Inovação Aberta
Stefan Lindegaard
EDITORA Évora
QUANTO R$ 54,90 (232 págs.)

GESTÃO DE PESSOAS
Rotinas Trabalhistas
Rosânia de Lima Costa
EDITORA Cenofisco
QUANTO R$ 102 (468 págs.)

O manual, que chega à terceira edição, traz mapeamento completo dos temas relacionados à gestão de pessoal. Estão incluídos diversos modelos de formulário, demonstrativos de cálculo de verbas trabalhistas e novas regras para assistência e homologação das rescisões do contrato de trabalho. A autora ainda oferece ao leitor simulações de cálculos, como os de gratificações, prêmios e adicionais fixos e de comissão, para facilitar o entendimento.

TRAJETÓRIA
Satisfação Garantida
Tony Hsieh
EDITORA Thomas Nelson Brasil
QUANTO R$ 39,90 (304 págs.)

Hsieh começou no ramo empresarial ainda criança, com o investimento em um minhocário. O negócio falido pouco depois de sua criação, no entanto, não o impediu de continuar. Em 1998, vendeu a LinkExchange, empresa da qual foi cofundador, para a Microsoft por US$ 265 milhões. A obra relata a trajetória do então CEO da Zappos, companhia de e-commerce voltada a sapatos e acessórios, vendida para a Amazon em 2009 por US$ 1,2 bilhão.

INTERNET
Mídias Sociais nas Empresas - Colaboração, Inovação, Competitividade e Resultados
Arthur L. Jue, Jackie Alcalde Marr e Mary Ellen Kassotakis
EDITORA Évora
QUANTO R$ 54,90 (218 págs.)
Junte um compilado de experiências bem-sucedidas de empresas em mídias sociais e uma série de conceitos sobre o tema. É esse o enfoque da obra, que ensina empresários a tirar proveito da internet para alavancar os negócios. Mas a abordagem não é apenas comercial. Os autores mostram como conquistar o engajamento de funcionários por meio dessas ferramentas.

RECURSOS HUMANOS
A Estratégia McKinsey para Gerenciamento de Equipes em Projetos
Paul Friga
EDITORA Campus
QUANTO R$ 54,90 (236 págs.)
O ex-consultor da consultoria empresarial McKinsey expõe as estratégias da empresa para a gestão de equipes. De forma bastante didática e ilustrada por experiências vividas pelos trabalhadores da consultoria, Friga ensina a resolver problemas e conseguir o engajamento do time. Apesar de ser o terceiro volume de uma trilogia sobre gestão, é o primeiro a ser lançado em língua portuguesa.


Texto Anterior: Críticas pedem resposta rápida de companhia
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.