São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002


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FEIRAS

Alimentos orgânicos, comida diet e terapias alternativas são as atrações de três encontros

Eventos promovem a vida saudável

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A busca de mais qualidade de vida é a aposta de três feiras que ocorrem em São Paulo (veja a programação ao lado).
O grande destaque da Pronatura são os alimentos orgânicos, aqueles produzidos sem agrotóxicos e aditivos químicos. É um mercado que cresce no país, sobretudo na Grande São Paulo, onde a oferta desse tipo de produto também é maior.
A AAO (Associação de Agricultura Orgânica) já certificou cerca de 500 produtores orgânicos do país. Mais da metade deles se localiza em território paulista.
"Em termos de Brasil, ainda caminhamos a passos lentos", avalia Alessandra Toledo, coordenadora de certificação da entidade.
Cerca de 80% dos produtores nacionais do segmento são pequenos e médios empresários.
A maior parte da produção se destina à exportação. O mercado interno ainda apresenta resistência aos preços dos orgânicos, que só baixariam se houvesse maior escala na produção.

Novos tipos
O setor investe em novidades. Uma delas é a ampliação da diversidade de tipos de alimento, que não se restringem aos vegetais. A carne e o queijo orgânicos são comercializados por empresas como a Sabor Natural, de São Paulo.
"O frango que vendemos não é tratado com hormônios ou alopatia [medicina tradicional"", explica o dono Sérgio Vieira.
A marca investe ainda em um formato diferenciado: a entrega em domicílio. "Trabalhamos com cerca de 50 variedades de verduras, que são entregues um dia depois de colhidas", conta Vieira.
A Terapêutica apresenta expositores ligados a terapias alternativas, como massagens orientais, aromaterapia, acupuntura e cromoterapia. Entre eles, está a Migun, empresa de origem coreana que abrirá sistema de franquia. Seu objetivo é popularizar um serviço de massagem pago mensalmente, e não por sessão.
A companhia atua em oito países e possui mais de 350 lojas na Coréia. Lá seu foco é a venda de uma cama de massagem que também aplica calor no corpo do usuário. "É um produto caro para o mercado brasileiro (custa entre R$ 8.000 e R$ 10 mil)", avalia o diretor comercial, Alberto Ajzental.
Assim, a venda aqui será secundária. "Nossos franqueados no Brasil alugarão o uso das camas na loja por mensalidades de R$ 50 a R$ 150, dependendo da região."
Para abrir a franquia, será necessário capital inicial de R$ 30 mil. Não haverá royalties.
Completa a trilogia de feiras a Nutricional, voltada para médicos, nutricionistas e profissionais de farmácias e de supermercados. Produtores de alimentos diet e light, entre outros, vão expor na primeira edição do evento.



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