São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Frustração é usual depois da falência

Experiência de fracasso vale mais que a de sucesso, mas empreendedores têm receio de se expor, afirma analista

DE SÃO PAULO

Há dez anos, Roberto Miranda, 38, foi abordado por um oficial de Justiça em casa. A visita era para tomar um veículo do então empresário, que acumulava dívidas e não tinha recursos para pagar nem a conta de energia.
"[Ele] falou para tirar os pertences [do automóvel]. Fiquei com os óculos escuros e os CDs vendo meu carro ir embora", lembra.
Esse foi um dos momentos mais dramáticos da vida profissional de Miranda, que sempre quis ser empresário.
Em 1991, abriu uma agência de promotores de venda.
A empresa cresceu, chegou a ter 40 empregados, mas erros estratégicos o fizeram perder clientes e receita. A solução foi trabalhar como empregado -tornou-se gerente de marketing.
"Foi desastroso. Eu não sabia ser funcionário", reflete ele, que foi demitido um ano depois. Hoje dono de uma escola de hotelaria, diz que a experiência foi traumática, mas tem orgulho de contá-la.
Sentimento de perda e frustração são as principais emoções que empresários experimentam ao fechar um negócio, segundo pesquisa do Sebrae-SP (leia abaixo).
Para o professor de estratégia do Insper David Kallás, um dos motivos é o apego, que cresce com o tempo.

AVALIAÇÃO
O professor de empreendedorismo do Ibmec João Bonomo diz que, após a sensação de derrota, empresários fazem autoanálise para tentar entender os erros.
"Para a experiência, fracasso vale mais do que sucesso, mas ninguém quer se expor com isso", diz.
Depois de fechar uma empresa de comércio eletrônico de pneus e rodas importadas, Roberto Andrade, 30, abriu outras duas -de impressão em 3D e de aplicativos.
"Minha maior motivação é provar para mim que consigo ser meu próprio chefe."


Texto Anterior: Mortalidade de novas empresas no Brasil é de 27%, aponta censo
Próximo Texto: Entrevista: Derrota empresarial deve ter espaço em economia evoluída
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.