São Paulo, domingo, 06 de novembro de 2011


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

Derrota empresarial deve ter espaço em economia evoluída

Especialista britânico defende tentativa e erro para adaptação de empreendimentos

DE SÃO PAULO

"Toda cultura deve fazer as pazes com o fracasso e com a adaptação", defende o economista britânico Tim Harford, 38, que lançou o livro "Adapt: Why Success Always Starts with Failure" (Adaptação: por que o sucesso sempre começa com o fracasso, em tradução livre).
Confira, a seguir, entrevista com o autor, que defende o método da tentativa e erro para buscar soluções para problemas empresariais.

 

Folha - Pequenas empresas têm tendência maior a fracassar do que grandes?
Tim Harford - São questões diferentes. Para uma grande empresa, o problema é levar a informação correta a quem toma decisões.
Em pequenas, isso não existe -o dono está servindo ao cliente ou criando um programa no computador e consegue ver o que funciona.
Mas, se muitas ideias falham, a empresa fecha. Não há como evitar -talvez [investir em] pequenas apostas que tragam retorno.

Por que é difícil reconhecer uma derrota?
Existem vários motivos.
Uma empresa pode fazer um investimento alto em um novo produto que pode ser bom, mas cujo tempo ainda não chegou, por exemplo.
Há razões pessoais. Ficamos ansiosos até com pequenas perdas e faremos muitas coisas para evitá-las, correndo riscos cada vez maiores.
É um processo natural de negação: "Vou tentar com mais intensidade -é só mais um pouco de dinheiro-, e esse aparente fracasso vai tornar-se, no fim, um grande sucesso".

Em algumas culturas, um fracasso é mais constrangedor do que em outras. Isso afeta o sucesso empresarial em determinados países?
Há diferenças culturais, mas nem sempre são as que esperamos. Alunos asiáticos são mais incentivados a chegar a respostas por tentativa e erro do que americanos.
As economias bem-sucedidas têm de achar uma forma de acomodar fracassos. Toda cultura precisa fazer as pazes com o fracasso e a adaptação.


Texto Anterior: Frustração é usual depois da falência
Próximo Texto: Amazônia terá produto certificado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.