São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2007


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Empresário precisa fugir do estigma de que deve vender sem foco, diz consultor

DO ENVIADO ESPECIAL À COLÔMBIA

A especialização é a principal saída para o empresário da área de turismo obter sucesso. A recomendação é do professor da Universidade Internacional das Américas (Costa Rica) e diretor-geral da consultoria de turismo ATP Internacional, Walter Méndez Rojas.
O especialista apresentou no congresso acadêmico da Bolsa Turística das Américas (leia mais acima) alternativas aos empresários que querem expandir sua atuação para além das vendas de pacotes de lazer.
Segundo Rojas, a tendência é que as agências de viagem se desenvolvam como uma DMC, sigla em inglês para empresa de gestão de destinos.
"São as que atuam de forma segmentada, como especialistas em certos nichos", define.
Para tanto, o consultor diz que é preciso fugir do estigma de que se deve vender de tudo. "O melhor é ser um superprovedor, com capacidade de oferecer muitas opções em um escopo pequeno de atuação."
Os requisitos são pesquisar a área de atuação e focar a divulgação no mercado de interesse. "Ficar obcecado pelo retorno do investimento é o maior erro que se pode cometer." (CA)


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