São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2009


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PORTAS ABERTAS

Gasto com pessoal é um dos maiores

Convenções coletivas devem ser consultadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao planejar a abertura do estabelecimento nos feriados, o empresário deve colocar na planilha os custos envolvidos e ponderá-los com as perspectivas de ganho na data.
"Para isso, pode-se avaliar a média de vendas de um domingo", sugere Evaldo Alves, professor da FGV-Eaesp.
Entre os custos da atividade, um dos mais significativos é o gasto com funcionários: em muitos casos, é preciso remunerar o trabalhador em dobro pelo dia de atividade.
Por isso, além da legislação trabalhista, devem-se consultar as convenções coletivas estabelecidas entre os sindicatos.
Segundo a advogada da área trabalhista Sônia Mascaro Nascimento, quando não há compensação com folga, o funcionário deve receber em dobro: pelo dia normal e pelo repouso que não teve. Se o horário trabalhado for maior do que o normal, deverá ser pago adicional pela hora extra.
Para reduzir a despesa, a empresa pode chamar uma equipe menor. "Não é preciso manter o número de funcionários dos outros dias", avalia Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo.
O pet shop Dog Boy, de Guarulhos (Grande São Paulo), abre em praticamente todos os feriados. "Temos um ponto estratégico, e o cliente está acostumado", destaca o gerente, Felipe de Oliveira.
Dois times de funcionários trabalham em esquema de revezamento. A empresa paga o dobro pelo feriado. "É a nossa maior despesa nesses dias, mas compensa", arremata Oliveira.


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