São Paulo, domingo, 08 de março de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC deve divulgar juro por porte

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O esforço de divulgação das taxas de juros no site do Banco Central (www.bc.gov.br) tem se mostrado de pouca utilidade para os empresários.
O motivo: os números são uma média das taxas cobradas de companhias de portes diferentes.
Às taxas de grandes empresas, com muitas garantias de pagamento para oferecer aos bancos, são somadas as de pequenas, com menos patrimônio para honrar dívidas e, portanto, obrigadas a aceitar "spread" maior.
"A demonstração é útil para pessoas físicas [consultarem as taxas que pagam]", diz Ede Viani, responsável por micro e pequenas do Santander, banco que tem plano de dobrar a carteira de MPEs em três anos.
Por isso, segundo a Folha apurou, o BC vai divulgar as taxas por porte de empresa. O banco não confirma a informação.

Mais dados
A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) inicia um grupo para rediscutir a circular 2.957, que trata da prestação de informações sobre crédito praticadas no mercado.
Para Solana Portugal, dona da DepylBrasil, a tabela do BC não é útil. "Pelo "ranking", pagaria 1,47% para capital de giro, mas meu custo é de 2,5%", lembra ela, que tomou empréstimo com dificuldade de dar garantias.


Texto Anterior: No BNDES, desembolso a pequenas cresce 165%
Próximo Texto: Na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.