São Paulo, domingo, 08 de março de 2009


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REDE FRANCHISING

Setor cresceu 19,5% em 2008; calçados teve maior expansão


GUSTAVO HENNEMANN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O setor de franquias cresceu 19,5% em 2008 em relação ao ano anterior, alcançando R$ 55,32 bilhões de faturamento, segundo levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). A entidade projetava aumento de 17%.
O segmento de acessórios pessoais e calçados liderou a alta e teve a maior expansão (44%), seguido pelos de serviços automotivos (31,7%) e de vestuário (27,2%).
Entre os motivos para o crescimento acentuado, o diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo, destaca os juros altos de empréstimos como o determinante.
"O crédito caro incentiva as redes a adotarem o sistema de franquias para crescer. Assim, a marca é ampliada com menor investimento, já que conta com um sócio", explica Camargo.
Em 2008, foram criados 6.400 pontos comerciais franqueados. O setor também registrou 182 novas franqueadoras, totalizando 1.379. Dessas, 59 já atuam em outros países.
Mesmo com a turbulência do mercado mundial, a ABF projeta para 2009 a abertura de aproximadamente 7.000 lojas franqueadas.
As novas unidades devem gerar 45 mil empregos e contribuir para o aumento de 13% no faturamento do setor, segundo a entidade.


Texto Anterior: Equipamentos: Climatizadores exigem pesquisa antes da compra
Próximo Texto: Expansão 1: Rede investe em novas lojas no NE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.