São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Símbolos inspiram mundo fashion

DA REDAÇÃO

A fé virou artigo fashion. O estilista Alexandre Herchcovitch, 32, e a designer de jóias Júnia Machado, 41, são casos de profissionais da moda que usaram símbolos de caráter religioso em suas criações.
Para Herchcovitch, que ilustra algumas de suas camisetas com estrela de Davi (judaísmo), cruz (cristianismo), Pombagira (umbanda) e Iemanjá (umbanda), é uma forma de popularizá-los.
"Sempre gostei de usar esses símbolos, é uma forma de desmitificá-los. Gosto deles esteticamente, o significado vem depois. Na maioria das vezes, não há ligação com religião. As pessoas compram por gostarem da camiseta."
No caso de Machado, a inspiração para a coleção "Brasil de Todos os Santos" veio da arte popular, de peças que a designer ganhava ou comprava, como um oratório que virou pingente ou um crucifixo em forma de brincos. "A receptividade foi muito boa. As outras coleções vendem mais em um determinado local. Essa é uma unanimidade."


Texto Anterior: Comércio sagrado: Feiras mostram religião como negócio
Próximo Texto: Música em alta: Gravadoras lucram com estilo gospel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.