São Paulo, domingo, 09 de junho de 2002


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANCHISING

Redes menores e de fora do eixo Rio-São Paulo ganharam atenções em evento da ABF

Feira dá vez às marcas alternativas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A ABF Franchising Expo 2002, encerrada ontem em São Paulo, não foi vitrina só para grandes marcas. Neste ano, pequenas e novas franqueadoras, incluindo as de fora do eixo Rio-São Paulo, mostraram disposição para levar seus negócios para todo o país.
A gaúcha Aromas Naturais, por exemplo, existe desde 1997 e tem 25 lojas e quiosques de produtos naturais e de aromaterapia. Passou a franquear neste ano.
Outros exemplos de marcas que querem fincar bandeiras também em São Paulo são a Oficina do Tenista, que vende acessórios para esportes de raquete em Minas Gerais, e a baiana Imperject, que oferece impermeabilização e revitalização de estofados de automóveis e proteção da pintura.
Também é o caso da A Fórmula (farmácia de manipulação), criada na Bahia há 14 anos e que tem nove lojas próprias e 17 franquias no Nordeste e no Distrito Federal.
"Os pequenos franqueadores estão se preocupando mais em expandir as fronteiras de atuação", analisa Vinícius Lummertz, 42, diretor-técnico do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que levou 24 expositores à feira.
Mas ressalva: "O que dá certo em uma região pode não ter diferencial para prosperar em outra".
Os paulistas também trouxeram novas opções, como a Just4Fun, franquia de "lan houses" (jogos de computadores em rede) e a Expand Store (vinhos).
Porém, nem só de inovação se sustenta uma franquia. Antes de fechar negócio, o consultor Marcelo Cherto recomenda ao empreendedor não agir como consumidor. "Franquias novas ou pequenas podem custar menos, mas é preciso ver o seu histórico e se a novidade vai atrair público."
A diversidade regional se estendeu também aos visitantes da feira, aponta Anette Trompeter, diretora-executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A estimativa é que o público tenha sido de 20% a 30% maior do que o de 2001, superando a expectativa de atrair 20 mil visitantes.
(BRUNA MARTINS FONTES)

Imperject: 0/xx/71/351-2109; A Fórmula: 0/xx/71/3113-4000.



Texto Anterior: Patrão "rala" mais que funcionários
Próximo Texto: Leilões: Temporada oferece de carros a raridades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.